A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) realiza, nesta terça-feira (12), uma operação para localizar e prender uma quadrilha especializada em furtos de celulares e aparelhos eletrônicos. Os suspeitos tinham um plano de ação, antes de invadir lojas de shoppings utilizando dispositivo para hackear o sistema de abertura das portas.
As investigações começaram em outubro, depois que três integrantes da quadrilha invadiram uma loja de celulares em um shopping de Rio Preto, localizado na avenida José Munia. A ação foi gravada por câmeras de segurança. Na ocasião, os ladrões levaram diversos aparelhos(veja vídeo abaixo).
Pelo vídeo é possível ver que, enquanto dois integrantes do grupo operam o aparelho no corredor do shopping, o terceiro integrante invade a loja que está fechada, subtrai os celulares e sai sem ser incomodado . Antes de fugir, ele ainda brinca com os outros comparsas no interior do centro de compras.
Para agir sem chamar a atenção, os criminosos esperam até a saída dos funcionários, no fim do expediente.
De acordo com os investigadores, a quadrilha emprega uma metodologia chamada de “hack RF”, com um dispositivo que clona a frequência do controle de abertura e fechamento das portas das lojas.
A Operação, denominada RF Shield, mobiliza investigadores para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos endereços, inclusive em Brasília e no estado de Goiás.
Os mandados judiciais foram expedidos pela 5ª Vara Criminal de Rio Preto. O trabalho é coordenado pelo núcleo conjunto de investigação do 1º-2º-5º Distrito Policial.
A Polícia Civil identificou que a quadrilha tem ramificações em diversos estados, como Bahia, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O alvo são as lojas no interior dos shoppings. As investigações continuam em andamento.
Nenhum dos suspeitos tinha sido localizado até a publicação desta reportagem. A polícia segue com as investigações.