logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Pesquisas eleitorais perdem credibilidade na região

Pesquisas eleitorais perdem credibilidade na região
16.08.2024     Fonte: eNoroeste

Poucas coisas foram tão demonizadas nas redes sociais nos últimos tempos quanto as pesquisas eleitorais. Basta os veículos de comunicação publicarem uma sondagem feita junto ao eleitorado para comentários do tipo "quem acredita?", "quem está pagando?" ou "eu prefiro acreditar em Papai Noel" pipocarem nas postagens. Em tempos de crescimento digital, o maior registrado desde a redemocratização do país, a tendência é o clima se acirrar ainda mais. Afinal, estamos no início das campanhas. 

Antes de dar uma resposta definitiva, o primeiro ponto é ter em mente de que nem todas as pesquisas são iguais. Há diferenças significativas de metodologias adotadas. Alguns institutos utilizam entrevistas presenciais enquanto outros optam por sondagem por telefone, que são mais baratas. Outra questão é a amostragem e a margem de erro adotadas. Além disso, a falta de um Censo atualizado — a pandemia atrasou a realização do levantamento realizado pelo IBGE a cada década — deixou os institutos sem parâmetros confiáveis de renda, provocando uma grande variação das faixas usadas nas pesquisas.

Sendo assim, pesquisa é apenas a captação do sentimento da população naquele momento, sem garantia nenhuma de que tal comportamento vai se manter até o dia da eleição. Claro que há o risco de manipulação eleitoral, inclusive está em andamento uma investigação no Ministério Público com foco nos levantamentos de intenção de voto que são autofinanciados — ao informar que realizaram as pesquisas sem contratante externo, esses institutos não precisam revelar a origem do dinheiro e, com isso, podem produzir pesquisas sem qualidade.