logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Aldeia Icatú de Braúna recebe aldeia do centro oeste de São Paulo em intercâmbio cultural

Aldeia Icatú de Braúna recebe aldeia do centro oeste de São Paulo em intercâmbio cultural
05.07.2024     Fonte: G1

A aldeia Icatú que fica em Braúna, única aldeia do noroeste do Estado, recebeu pela primeira vez na quinta-feira (4) e sexta-feira (5) um intercâmbio com 80 indígenas da aldeia Araribá de Avaí (SP).

A local recebeu integrantes da aldeia Araribá que é formada por quatro tribos e tem o total 600 pessoas.

O intercâmbio trouxe 80 integrantes da Araribá que estão relacionados ao ensino indígena. A ação promoveu danças e brincadeiras tradicionais da cultura de cada uma das tribos.

Adriana Victor Rodrigues Campos, professora da aldeia Icatú contou à TV TEM como é importante a união entre as aldeias para compartilhar conhecimentos.

"A união fortalece a nossa cultura, eles passam os conhecimentos deles pra nós. Os cantos e as brincadeiras são muito diferentes, e o canto é algo que sempre mexeu muito com nosso sentimento", explica a professora.

O contato com a diversidade cultural entre as tribos ajuda na formação dos mais jovens. O professor da aldeia Araribá também falou sobre como é importante esse tipo de experiência para as crianças da aldeia.

"Elas vão aprendendo com outros que já tiveram essa idade e conseguem seguir o mesmo passo. E o mais importante, entendem o fortalecimento da própria identidade" revela o professor.

Aldeia Icatu

A Aldeia Icatú é composta por 177 indígenas de três etnias diferentes , que fazem de Braúna (SP) a cidade do noroeste paulista com a maior quantidade de nativos, segundo dados do Censo 2022.

Os indígenas representam 3,3% da população do município, que tem 5.356 moradores. Ainda de acordo com o levantamento, Braúna é a 4ª cidade com a maior população indígena no estado de São Paulo.

Festas, brincadeiras, danças, idiomas, pinturas, artesanato, música, religião, alimentação e a cultura, de modo geral, são heranças preservadas na aldeia, que abriga as etnias kaingang, terena e guarani nhandewa.