logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Água verde e mau cheiro no Rio Grande preocupam moradores de Guaraci

Água verde e mau cheiro no Rio Grande preocupam moradores de Guaraci
28.06.2024     Fonte: G1

Moradores do bairro Pedregal, em Guaraci (SP), procuraram a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) após se depararem com uma coloração esverdeada em parte da água da represa do Rio Grande. Segundo eles, a mudança e o mau cheiro preocupam quem vive próximo do local.

De acordo com a Cetesb, fiscais foram até a represa e constataram um estado de eutrofização - que é o processo de poluição, que deixa a água com aspecto turvo. A suspeita, conforme a autarquia, é de descarte irregular de esgoto.

Além disso, a Promotoria de Justiça de Olímpia (SP) informou que existe uma investigação em andamento para apurar este descarte irregular. Um laudo técnico sobre a qualidade da água e do solo na região foi solicitado.

Segundo a população, a situação começou em março de 2024. O local é muito visitado por ser uma referência na preservação dos recursos naturais. O morador, Orivaldo João Bordin, de 50 anos, explicou ao g1 que a situação afeta o dia a dia de quem vive próximo do rio.

"O cheiro é insuportável e fica mais forte nos finais da tarde e das manhãs. Não consigo nem comer às vezes", conta.

Os donos dos imóveis que dependem da renda de aluguéis dos ranchos afirmam que já sentem a queda na procura. A coloração verde da água também impacta a pesca local, levando os pescadores a buscar rotas alternativas para continuar com sua atividade.

" A gente fica muito preocupado com a condição da represa e também as pessoas que entram em contato com a água, até os peixes desapareceram do local" , conta Orivaldo.

 

Em nota, a Cetesb informou que foi constatada a presença de algas, que são responsáveis pela cor verde na água. Ainda segundo a companhia, elas não justificam a redução do oxigênio e a mortandade dos peixes no rio.

Ainda de acordo com a nota, não foram encontradas fontes poluidoras . A companhia informou que isso ocorre por conta da temperatura alta e da presença de nutrientes em local de águas paradas, propiciando a proliferação de algas.

Segundo a Cetesb, a recomendação é que as pessoas evitem nadar ou praticar esportes náuticos com as "natas" esverdeadas ou manchas de coloração suspeita.

Lixo e entulho

A população relata também que outro problema no local é o descarte irregular de lixo e entulho. De acordo com os moradores, em alguns pontos é possível encontrar restos de materiais de difícil decomposição.

Em relação ao lixo, a promotoria responsável pelo caso informou que haverá reunião entre o poder executivo de Guaraci e o Ministério Público para tentar uma solução.

Em nota, a prefeitura da cidade informou que orienta a população da forma correta de destinar entulho e lixo doméstico.