logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Mulher perde R$ 17 mil após receber ligações de vídeo de falso advogado e enviar fotografias dos cartões

Mulher perde R$ 17 mil após receber ligações de vídeo de falso advogado e enviar fotografias dos cartões
23.06.2026     Fonte: G1

Uma moradora de São José do Rio Preto (SP) perdeu R$ 17 mil após receber ligações de vídeo de um falso advogado e enviar fotografias dos cartões bancários para ele na segunda-feira (22).

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou à polícia que levou a mãe ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer uma perícia médica. Após o atendimento, a família foi informada de que deveria aguardar um contato posterior.

Ainda de acordo com o registro policial, a mulher começou a receber mensagens do golpista que se apresentavam como funcionário de um escritório de advocacia.

O suspeito possuía dados pessoais da família, o que fez com que as vítimas acreditassem na veracidade do contato. Em seguida, ele fez uma ligação e uma chamada de vídeo.

Devido à dificuldade de comunicação da mãe da vítima, a filha passou a intermediar o contato com os supostos advogados. Durante a conversa, ela foi orientada a fornecer dados pessoais e bancários, além de encaminhar fotografias de cartões.

Após perceber que poderia se tratar de um golpe, o marido da vítima entrou em contato com a instituição bancária. Neste momento, os criminosos já tinham feito diversas movimentações financeiras.

A polícia apurou um prejuízo aproximado de R$ 4,2 mil na conta da mulher e cerca de R$ 13 mil no cartão de crédito. O caso foi registrado como estelionato na Central de Flagrantes de Rio Preto.