Uma mulher foi internada em coma na Santa Casa de Araçatuba na noite desta quinta-feira (2) com suspeita de intoxicação por metanol. Este é o primeiro caso registrado na região noroeste paulista.
A paciente deu entrada no pronto-socorro em parada cardiorrespiratória. A equipe médica conseguiu reanimá-la e, após a estabilização, ela apresentou convulsões e episódios diarreicos. Exames iniciais indicaram sinais de intoxicação no organismo.
Suspeita de ingestão de bebida destilada
A suspeita levantada é que a mulher tenha ingerido bebida alcoólica destilada pouco antes de passar mal. O metanol, quando presente em bebidas alcoólicas de forma irregular, pode ser fatal.
O caso foi imediatamente comunicado à Vigilância Sanitária e à Vigilância Epidemiológica de Araçatuba. Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
A paciente permanece internada em coma, em estado estável, sob cuidados intensivos. Os médicos aguardam os resultados dos exames para confirmar a presença da substância e avaliar a necessidade de tratamento como a diálise.