As praças de pedágio da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) em Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz (SP) passam a aceitar pagamentos por cartão de débito e por QR Code para transações via PIX, a partir de sexta-feira (1º).
A iniciativa, conforme a Triunfo Transbrasiliana, concessionária que administra a rodovia, visa atender à demanda por alternativas de pagamento que ofereçam mais praticidade e segurança aos motoristas.
Até o momento, o pagamento de pedágios era limitado ao uso de dinheiro em espécie ou com a utilização de dispositivos de pagamento automático, por meio de tags.
A partir de sexta-feira, nas cabines manuais, haverá um dispositivo eletrônico para pagamento com cartão de débito por aproximação. Nesse mesmo dispositivo também poderá ser gerado um QR Code para leitura e pagamento via PIX pelo celular do usuário.
Na região de São José do Rio Preto(SP), o volume diário médio, somando as praças de pedágio de Onda Verde e José Bonifácio, é de 21 mil veículos.
Atualmente, cerca de 60% dos pagamentos são realizados nas vias de passagens automáticas (uso de tags), enquanto 40% ocorrem nas cabines manuais, com pagamentos em dinheiro.