logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Após abandonar escola por bullying, adolescente aprende a ler e escrever com ajuda de professora no Caps: ´Quero mostrar que sou capaz´

Após abandonar escola por bullying, adolescente aprende a ler e escrever com ajuda de professora no Caps: ´Quero mostrar que sou capaz´
30.07.2025     Fonte: G1

O que começou com um caderno esquecido e um lápis simples virou uma verdadeira transformação na vida de um adolescente de 16 anos atendido pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps) de Araçatuba (SP). A artesã Edna Pereira, que dá oficinas de artesanato na unidade, descobriu que ele não sabia ler e escrever e se ofereceu para alfabetizá-lo.

Com a ajuda de colegas do Caps e materiais de cartilha, ela deu início às aulas ainda em maio. "Ouvi as outras pessoas falando dessa necessidade dele. E eu me propus: 'vamos pegar um caderno e começar essa aula amanhã?'", conta Edna. Desde então, o adolescente mostra avanços importantes, não apenas na leitura e escrita, mas também na autoestima e nos sonhos.

O adolescente, que prefere não ser identificado, relatou ter abandonado a escola após sofrer bullying.

"As crianças me zoavam muito, falavam que eu nunca ia conseguir nada, me chamavam de burro. Agora eu quero mostrar que sou capaz de aprender", disse.

A alfabetização trouxe novos planos para o futuro do adolescente. "Quero tirar minha carta, comprar meu carrinho, minha moto. Se Deus quiser, eu vou conseguir", afirma.

"Ele tinha receio, medo de ser julgado por não saber ler e escrever. Mas, agora, a gente percebe o resgate da autoestima, da autonomia. É disso que se trata a Rede de Atenção Psicossocial: não olhar só para a patologia, mas para a potencialidade do indivíduo", conclui.

A história é também uma lição sobre o poder do acolhimento.

"Eu sinto muita gratidão pela oportunidade de poder fazer algo por alguém. Essa é mais uma oportunidade que agarrei com amor", afirma Edna.

Já o adolescente reforça que as aulas estão sendo proveitosas: "Quero mostrar que sou capaz", pontua.

Com o gesto simples de ensinar, Edna abriu portas para uma nova realidade. Uma história escrita com afeto, na qual o aprendizado vai além das palavras.