logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Perícia descarta queda acidental de bebê em incubadora e aponta possível falha nos cuidados da recém-nascida em hospital de Araçatuba

Perícia descarta queda acidental de bebê em incubadora e aponta possível falha nos cuidados da recém-nascida em hospital de Araçatuba
24.07.2025     Fonte: G1

Dois meses após a queda de uma recém-nascida dentro da Santa Casa de Araçatuba (SP), um laudo pericial concluiu que não seria possível a bebê cair sozinha pelas portinholas da incubadora, como chegou a ser cogitado no início da apuração. Segundo a Polícia Civil, o documento representa um forte indício de que alguém possa ter deixado a criança cair.

O delegado responsável pelo caso informou que o inquérito continua em andamento, registrado como lesão corporal, e que ainda faltam ser ouvidas algumas testemunhas.

O hospital, por sua vez, declarou que o processo administrativo interno foi encerrado e que as providências cabíveis foram tomadas, sem detalhar quais foram. A direção da Santa Casa informou ainda que encaminhou a conclusão à corregedoria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).3

Atualmente, a bebê se encontra em bom estado clínico, segundo o pai. Já pesa cerca de 3,5 kg e está se alimentando normalmente, mas precisará de acompanhamento médico contínuo nos próximos anos para avaliar possíveis consequências da queda. A suspeita de sequelas causadas por um coágulo no cérebro ainda não pode ser descartada.

Relembre o caso

A bebê nasceu prematura, com oito meses de gestação, e foi internada na Santa Casa de Araçatuba apenas para ganhar peso. Até que, no dia 20 de maio, quando tinha apenas cinco dias de vida, caiu da incubadora do hospital.

O pai foi informado sobre o acidente ao chegar para uma visita e relatou, no boletim de ocorrência, que encontrou a porta da incubadora danificada.

Após a queda, a recém-nascida foi levada à UTI neonatal, onde exames apontaram uma fratura no crânio e um coágulo cerebral. Apesar da fratura não oferecer risco de sequelas, de acordo com os médicos, o coágulo exigirá monitoramento contínuo. A bebê recebeu alta hospitalar com menos de 20 dias de vida, pesando apenas 1,9 kg.

Na época, o hospital afirmou que instauraria uma sindicância para apurar o ocorrido e prestaria todo o suporte necessário à família. A Santa Casa também informou que o quadro clínico da criança era estável e em evolução positiva.

O caso continua sendo investigado pela Delegacia Seccional de Araçatuba.