logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Passageiro de voo entre Maceió e Rio Preto fala sobre colisão com pássaro na decolagem: ´pancada seca e alta´

Passageiro de voo entre Maceió e Rio Preto fala sobre colisão com pássaro na decolagem: ´pancada seca e alta´
22.07.2025     Fonte: G1

O passageiro de um avião da Azul Linhas Aéreas que colidiu com um pássaro no início do voo para São José do Rio Preto (SP), na manhã de terça-feira (22), disse ter ouvido uma pancada "seca e alta" no lado esquerdo da aeronave.

O Airbus A320neo prefixo PR-YRF cumpria o voo 2255 e havia decolado às 9h45 do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL).

"Achei muito estranho o barulho, porque foi muito alto e foi pouco após o trem de pouso ser recolhido, mas deu pra perceber claramente que foi do lado esquerdo do avião. Foi um barulho de pancada seca e alta", diz o homem, que mora em Araçatuba (SP) e não quis se identificar.

O passageiro contou que todos se assustaram na hora que ouviram o barulho e, pouco depois, o piloto informou que seria necessário retornar para o aeroporto de Maceió como medida de segurança.

Ainda conforme o passageiro, após o pouso na capital alagoana, a equipe da Azul subiu a bordo e confirmou que o avião teria batido em um pássaro durante a decolagem. Técnicos inspecionaram os motores e a fuselagem, que não teve danos externos aparentes.

O homem também disse que ao menos nove pessoas desceram da aeronave depois do pouso, com sintomas de crise de ansiedade, e não retornaram. O avião realizou novamente a decolagem às 11h25.

A colisão da aeronave com pássaros durante o voo é conhecida na aviação como "bird strake".

Companhia aérea

Em nota, a Azul informou que a aeronave que operava o voo AD2255 (Maceió-São José do Rio Preto), desta terça-feira (22), colidiu com um pássaro na decolagem e, preventivamente, retornou ao aeroporto de origem.

"A aeronave não sofreu danos, e após inspeção da equipe de manutenção, foi liberada e decolou novamente com destino a São José do Rio Preto. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de?suas?operações, valor primordial para a companhia", finaliza o texto.