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Relatório do Cenipa diz que avião de instrução fez manobra em baixa altitude antes de acidente fatal em Rio Preto

Relatório do Cenipa diz que avião de instrução fez manobra em baixa altitude antes de acidente fatal em Rio Preto
18.07.2025     Fonte: G1

O relatório inicial do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgado nesta quinta-feira (17) apontou que o avião de instrução, que caiu em 11 de julho e provocou a morte de duas pessoas, em São José do Rio Preto (SP), realizou uma manobra em baixa altitude antes da queda.

O relatório indicou que a operação em baixa altitude, ou seja, próxima ao solo, ocorreu segundos antes do avião perder o controle em voo e colidir contra o terreno.

Na manhã de 1º de julho, a aeronave decolou do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino de São José do Rio Preto, às 11h43. Às 11h50, os bombeiros foram acionados e enviaram seis viaturas para atender à ocorrência. Os destroços do avião foram encontrados em uma área rural na Estrada Municipal José Domingues Netto. Um vídeo registrou o exato momento da queda do avião.

O instrutor de voo Abner Oliveira, de 41 anos, e o aluno Felipe Coiado, de 23, estavam a bordo e não resistiram aos ferimentos. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas sofreram politraumatismo craniano. Não houve fogo ou vazamento de combustível.

O avião é um CAP-4 Paulistinha, prefixo PP-RDJ, fabricado em 1943, e que, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é de propriedade do Aeroclube de São José do Rio Preto e estava em situação normal para voo de instrução privada.

Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade

O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), que atesta a segurança do avião, venceria no mesmo dia em que ocorreu o acidente.

O documento é obrigatório e emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir de 2 de julho, o avião não poderia mais voar, até a emissão de um novo CVA. Na ocasião do acidente, a aeronave não estava em situação irregular.

À época, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram acionados para fazer a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-RDJ.

O corpo de Felipe foi sepultado na tarde de 2 de julho em Potirendaba (SP). No dia seguinte, o corpo de Abner foi enterrado em São José do Rio Preto.

Confira o relatório do Cenipa na íntegra:

'"A aeronave decolou do Aeródromo Professor Eribelto Manoel Reino (SBSR), São José do Rio Preto, SP, a fim de realizar um voo local de instrução, com um instrutor e um aluno a bordo. Durante a execução de manobra próxima ao solo, a aeronave perdeu o controle em voo e veio a colidir contra o terreno", conta na nota.