A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São José do Rio Preto (SP) prendeu, nesta quarta-feira (16), a proprietária de uma empresa suspeita de integrar um esquema de fraudes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A empresária foi presa em um condomínio de luxo, onde mora, e levada até a delegacia. Conforme a polícia, ela mora há anos em Rio Preto, mas é de Aracaju (SE). Além dela, outra pessoa foi presa em Aracaju pela Polícia Civil do estado nordestino.
A operação feita nesta segunda-feira, intitulada Mutação, é da Polícia Civil do Estado do Sergipe e contou com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL) e do Instituto de Criminalística, além da colaboração da Polícia Civil do Estado de São Paulo e da Deic de Rio Preto.
O nome da operação faz referência à alteração do estado de conservação dos veículos nos sistemas da empresa terceirizada, prática central na fraude investigada.
Investigação
Na primeira etapa da investigação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da empresa terceirizada, localizada em Aracaju, responsável pela custódia e venda de veículos apreendidos.
As investigações indicaram que a fraude consistia na alteração de fotos dos veículos cadastrados no sistema de leilão modificando para o status de “sucata”, o que gerava prejuízos ao Detran.
Desde março de 2025, a empresa passou a ser administrada por um gestor nomeado pelo Poder Judiciário. No entanto, a atuação desse gestor tem sido dificultada, e em alguns momentos até inviabilizada, pela proprietária da empresa.
Durante a administração judicial, a empresa deixou de pagar salários aos funcionários e de realizar repasses ao Detran/SE. A situação chegou ao ponto de a sede da empresa ter o fornecimento de energia elétrica interrompido por falta de pagamento.
Diante das evidências, o setor de operações especiais representou pela decretação da prisão preventiva, sequestro e indisponibilidade de bens da proprietária da empresa, bem como da gerente, o que foi prontamente concedido pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.