logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Araçatuba registra aumento de 10% nos acidentes com escorpiões no primeiro semestre de 2025

Araçatuba registra aumento de 10% nos acidentes com escorpiões no primeiro semestre de 2025
04.07.2025     Fonte: G1

Araçatuba (SP) já registrou 503 acidentes com escorpiões apenas nos primeiros seis meses deste ano. O número representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 460 casos, segundo dados do Centro de Zoonoses da cidade.

Boa parte das ocorrências acontece dentro de casa, especialmente em ambientes como banheiros, lavanderias e quintais. Com o início das férias escolares, autoridades de saúde fazem um alerta para o risco maior de acidentes envolvendo crianças, que passam mais tempo em casa e costumam brincar em áreas mais vulneráveis.

A dona de casa Dulce Hara Suzuki relembra o susto que levou ao ser picada por um escorpião. "Senti como se tivesse pisado num prego, começou uma dor forte. Meu marido olhou e viu que era um escorpião. Eu não conseguia nem colocar o pé no chão", conta. Ela foi atendida com urgência e recebeu os cuidados necessários.

A faxineira Maria Eduarda Ferreira também relatou um caso envolvendo a filha. "Ela estava tomando banho quando o escorpião saiu do ralinho. No susto, ele subiu no pé dela. Depois disso, redobramos os cuidados em casa", diz.

Para evitar esse tipo de situação, o gerente de campo do Centro de Zoonoses, Guilherme Juan dos Santos, reforça a importância de medidas simples, mas eficazes, como: manter os ralos tampados, verificar roupas, sapatos e brinquedos antes do uso, afastar berços e camas da parede e manter ambientes limpos e sem entulho, para evitar esconderijos para os animais.

"Em caso de acidente, a orientação é procurar imediatamente o pronto-socorro. Crianças, gestantes e idosos devem receber atenção especial. E, se houver avistamento do animal, o ideal é acionar a equipe da Vigilância em Zoonoses, que pode fazer a busca ativa e orientar os moradores", explica Guilherme.

O Centro de Zoonoses de Araçatuba reforça que está à disposição para denúncias e orientações pelo telefone (18) 3636-1180.