Peixes e camarões voltam a aparecer mortos às margens do Rio Tietê em Ubarana (SP) nesta terça-feira (1º).
Um vídeo gravado durante a manhã mostrava a água um pouco mais clara, em comparação aos últimos dias. Porém, mesmo assim, era possível ver peixes e camarões boiando no Rio Fartura, um braço do Tiete.
No meio da tarde, a mancha verde estava cada vez mais presente na água, conforme constatado pela reportagem da TV TEM.
Em frente à prainha, que recebe diversos turistas, a situação não era diferente. Além de densa e esverdeada, a água também apresentava mau cheiro.
A imagem foi gravada por Nelson Benedito Moreira, piscicultor na região. No dia 18 de março, ele viu morrer toneladas de tilápia de sua criação, que hoje já não existe.
“Se a qualidade da água não for mudada, vai ficar difícil. Porque os peixes nativos, que são mais acostumados com a água estão morrendo, imagina aqueles que você vai colocar em cativeiro”, pontua.
O vídeo do piscicultor chegou como mais uma denuncia para as autoridades e, após novos peixes aparecerem mortos em Ubarana, funcionários da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e policiais ambientais fizeram uma fiscalização no local na tarde desta terça-feira.
O objetivo era medir o nível de oxigenação da água e fazer análise em diferentes pontos do rio.
“Desde ontem estamos intensificando, de forma coordenada, a fiscalização no Rio Tietê, isso em âmbito do estado, não só na região de São José do Rio Preto. É para a gente conseguir entender o problema e apresentar soluções para recuperar o rio”, explica Fernando Eufrázio Junior, 1º tenente da Polícia Ambiental.