Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar 24 horas a partir desta sexta-feira (17) devido ao aumento no número de casos de dengue em Araçatuba (SP). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, já são 1,3 mil registros neste ano.
As novas equipes, com um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um farmacêutico começam a atuar das 19h às 7h nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama II.
Outra medida implantada, segundo o secretário de Saúde da cidade, é a suspensão temporária das férias e folgas dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, vigilância ambiental e servidores das unidades de saúde do município.
O mutirão de combate à dengue continua na próxima semana, com agentes trabalhando para eliminar criadouros e recolher inservíveis. A ação contará com o auxílio de drones para fotografar os terrenos abandonados e, se necessário, a prefeitura irá acionar a Justiça para que possa entrar nesses locais.
Nos dias Nesta sexta (17) e segunda-feira (20) será aplicado o inseticida, popularmente conhecido como fumacê, em duas regiões de abrangência da UBS Umuarama.
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), decretou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento nos casos de dengue. O anúncio foi feito na manhã de terça-feira (14) durante uma coletiva de imprensa.