Honda lança no Brasil a nova geração do Civic, que estreia em versão única e com motorização híbrida. Importado, o modelo chega com preço 35% maior do que o rival Toyota Corolla Hybrid. Saiba a seguir o valor, equipamentos e todos os detalhes do novo Honda Civic híbrido 2023.
A Honda inicia a fase de lançamentos de carros no Brasil em 2023 com a estreia do novo Honda Civic 2023. Com produção da antiga geração encerrada em 2021 no País, o sedã passa a vir importado da Tailândia, em versão única.
O novo Civic estreia nas concessionárias neste mês, com preço de R$ 244.900. Além de contar com a tecnologia híbrida e:HEV, o sedã chega com aumento nas dimensões externas, interior renovado e novos equipamentos de série. Para efeito de comparação, o Toyota Corolla Hybrid, disponível em duas versões, tem preço inicial de R$ 180.990.
Construído em uma evolução da plataforma do antecessor, o novo modelo está 38 mm maior no comprimento (4.679 mm ao todo) e ganhou 35 mm extras na distância entre eixos (2.735 mm). Na largura, o ganho foi de apenas 3 mm (1.802 mm), enquanto a altura foi reduzida em 1 mm (1.432 mm).
O estilo do Civic está mais sóbrio, com capô plano e alongado, grade parcialmente na cor da carroceria e linha de cintura mais baixa que o antecessor. O ponto de maior ousadia está na traseira, com novas lanternas horizontais (em LED) que invadem a tampa do porta-malas. As rodas, que têm novo desenho, mantiveram o aro de 17 polegadas.
Do lado de dentro, o modelo repete o padrão adotado pelos mais recentes modelos da marca. Isso inclui a central multimídia com tela flutuante de 9” (com espelhamento via cabo de Apple CarPlay e Android Auto), o quadro de instrumentos digital (de 10,2”), o novo volante e as saídas de ventilação ocultas. No porta-malas, a capacidade diminuiu, passando de 517 litros para 495 l no Civic 2023.
Cabine traz multimídia com tela ‘flutuante’ e saídas de ventilação ocultas (Foto: Divulgação/Honda)
Novos equipamentos
Com patamar de preços mais elevado, o Honda Civic híbrido 2023 tenta justificar o novo posicionamento com maior recheio na lista de equipamentos. Entre os itens de série, o sedã traz bancos em couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro dianteiro, chave presencial, partida do motor por botão, faróis full LED, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, ar-condicionado digital de 2 zonas, carregador de celular por indução e teto solar elétrico.
Em relação à segurança, o modelo vem de fábrica com 8 airbags (dois frontais, dois de cortina e quatro laterais – sendo dois na dianteira e dois na traseira) e com o pacote Honda Sensing, que engloba diferentes itens de assistência à condução.
Com 35 mm extras na distância entre eixos, sedã amplia espaço para pernas (Foto: Divulgação/Honda)
Nele, estão inclusos controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista e farol alto automático.
O Honda Civic híbrido 2023 também traz a plataforma de conectividade da marca, chamada de myHonda Connect. Por meio de app para smartphones, é possível receber notificações automáticas de colisão e de segurança, rastreamento em tempo real e localização veicular, entre outros. O pacote, que é pago, terá período de degustação gratuita aos clientes.
Motorização do novo Honda Civic híbrido 2023
O principal destaque da nova geração do Civic é a estreia do sistema híbrido e:HEV, que combina motor 2.0 a gasolina (com injeção direta) de 143 cv e 19,1 kgfm de torque e motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Há ainda um segundo motor elétrico, que atua como gerador de energia para a bateria de tração (de 1,05 kWh de capacidade). O câmbio é automático do tipo e-CVT.
O sedã possui três modos de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e a combustão) e Engine Drive (somente combustão). Eles se alternam de forma automática, conforme o estilo de condução e o nível de carga da bateria. Além dos modos de condução, é possível escolher entre mais 4 “drive modes” : Normal, Sport, Eco e Individual.
De acordo com a Honda, na maioria das situações, o sedã atua no modo 100% elétrico. Desta forma, o motor 2.0 (de ciclo Atkinson, mais eficiente) atua prioritariamente como gerador de energia para o segundo motor elétrico, que recarrega a bateria. Não há sistema de recarga externa (plug-in). Em situações de velocidades mais elevadas, o sistema prioriza o uso do motor a combustão (mais eficiente nestas condições).
A Honda não divulga dados de desempenho dos modelos vendidos no Brasil, como aceleração e velocidade máxima. Com tanque de combustível de apenas 40 litros, o novo Honda Civic híbrido 2023 tem consumo de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, de acordo com Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro. O nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.
As cores disponíveis para a carroceria do Civic híbrido 2023 são branco Topázio e preto Cristal (perolizadas) e cinza Basalto e prata Platinum (metálicas). No interior, o acabamento recebe a cor cinza claro quando a cor externa for branco. Em todas as demais, o acabamento interno vem na cor preta.
De acordo com a Honda, o Civic 2023 tem 3 anos de garantia total, sem limite de quilometragem. Para o conjunto híbrido (bateria e motores elétricos), a garantia é de 8 anos ou 160.000 km (o que ocorrer primeiro).