As fortes chuvas durante a madrugada deste domingo (30) provocaram pelo menos 19 mortes em São Paulo, segundo as informações do governo do estado.
Os óbitos foram registrados nas seguintes cidades:
Franco da Rocha: 4
Francisco Morato: 4
Embu das Artes: 3
Várzea Paulista: 5
Arujá: 1
Ribeirão Preto: 1
Óbito em local não identificado: 1
Em entrevista à CNN na noite deste domingo, o prefeito de Franco da Rocha, Nivaldo Santos (PSDB),chegou a confirmar oito mortes na cidade, informação corrigida pela prefeitura por volta das 23h para quatro mortes.
A Prefeitura de Jaú também havia confirmado uma morte, que não entrou na contabilização do governo estadual.
De acordo com os Bombeiros, entre as 00h00 e às 23h59 desde domingo, foram recebidos 136 chamados para queda de árvores e vistorias, 52 chamados para enchentes e alagamentos, 114 chamados para desmoronamento, soterramento ou desabamento e registradas 11 vítimas socorridas e 3 pessoas ainda desaparecidas.
Franco da Rocha
Em Franco da Rocha, a prefeitura confirmou o registro de diversas ocorrências devido às chuvas.
O incidente mais grave ocorreu na rua São Carlos, no Parque Paulista, onde um deslizamento de terra atingiu residências.
Também houve ocorrência de desabamento de terra na rua Paulo Brossard, na Vila Vassouras. Os bombeiros foram acionados por volta das 08h da manhã. No local, foram resgatadas cinco pessoas com vida — incluindo duas crianças, de três e oito anos.
Na rua Dália, no bairro Vila Palmares, os bombeiros resgataram uma criança de oito anos após um deslizamento de terra. A vítima foi encaminhada com vida à Unidade de Pronto Atendimento de Franco da Rocha.
Às 21h50, a prefeitura fez um alerta sobre a Represa Paiva Castro, que atingiu o limite de segurança de 78,7% de volume, e oriento que a população em área de risco de alagamento procure abrigo na casa de amigos e parentes.