Esse quesito é tão importante que pode repercutir diretamente na imagem de uma marca no varejo. Especialmente se uma empresa opera pela internet — vale ressaltar que muitos empreendedores tentam aproveitar as oportunidades do e-commerce, segmento que foi impulsionado ao longo da pandemia.
Uma pesquisa da Neotrust realizada com os dados do primeiro trimestre de 2021, revelou que foram realizadas 78,5 milhões de compras online, um aumento de 57,4% frente ao mesmo período do ano passado. Imagem: Kriang kan/Shutterstock
Considerando essa digitalização do varejo, preparamos uma lista com algumas atitudes que podem afastar novos clientes de uma empresa.
Ignorar os avanços da tecnologia
Vale reforçar que uma grande fatia do varejo já atua de alguma forma na internet, sendo assim, não dá mais para ignorar que a tecnologia mudou a forma como o consumidor toma as suas decisões de compra.
Por isso, tenha em mente que existem diversas ferramentas no mercado que podem ajudar o empreendedor quando a meta é conquistar clientes.
Um diferencial, por exemplo, é adotar um CRM — ‘Customer Relationship Management’, um termo que pode ser traduzido como ‘Gestão de Relacionamento com o Cliente’. Foi criado para definir sistemas ou ferramentas que automatizam o contato com o cliente.
Esse recurso, se bem aproveitado, impacta de forma positiva no relacionamento imediato com o cliente.
A primeira dica é pesquisar sobre essas ferramentas digitais para concluir qual se encaixa no seu modelo de negócio. Uma delas são os chatbots, um atendente virtual que “conversa” com seu cliente em linguagem natural através de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas.
Relacionamento mais próximo com o cliente
O bom relacionamento com os clientes é outro aliado no sucesso de um empreendimento. Cada vez mais as empresas tentam entender essas novas práticas de consumo para tentar manter uma relação mais próxima com o consumidor final. Sendo assim, procure aproveitar o potencial do bom relacionamento com a sua base de clientes.
Outra dica que vale é: antes de oferecer algo ao consumidor, procure entender qual é a sua necessidade. Esta prática, comum ao vender um produto ou serviço, também vale para as outras etapas do relacionamento com o cliente.
Como anda o pós-venda?
Falando em atendimento, quem atua no e-commerce provavelmente já teve que lidar com reclamações ou problemas. Sem uma boa estratégia de pós-venda, não é possível, por exemplo, saber por qual motivo um produto ou serviço não atingiu as expectativas do consumidor.
A maioria das empresas, infelizmente, ainda dedica pouca atenção a esse departamento. Algo que no fim não traz retorno algum, já que manter um cliente é mais “fácil” que atrair um novo.
Além disso, saiba que um pós-venda robusto faz com que muitos voltem a gastar o seu dinheiro no seu negócio, além de propagar uma imagem positiva da sua marca para outros clientes em potencial.
Criar promoções falsas
Tentar forçar um aumento de vendas com promoções falsas, algo visto principalmente em datas comemorativas ou na Black Friday, só faz com que novos clientes acabem desistindo de dar uma chance ao seu negócio.
No fim, vale a pena manter os “pés no chão” e apostar em promessas que um negócio pode cumprir. Um exemplo? Pois bem, imagine que um cliente deseja uma entrega para o dia seguinte, mas as chances de atendê-lo neste prazo são nulas.
O melhor é ser franco nesse tipo de situação. Tenha em mente que justificativas embasadas têm até mais oportunidades de funcionar do que prometer algo que no fim não será honrado.